Luz, trevas e Metodo cientifico. Dissertação
REGIONAL CATALÃO
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO CIENTIFICO
PROFESSOR: RODRIGO
DISCENTE: RAIANE S. SILVA N°125772
DISSERTAÇÃO SOBRE O FILME:
LUZ, TREVAS E MÉTODO CIENTÍFICO.
2014
O filme “Luz, Trevas e Método Cientifico” de Leopoldo de Meis, mostra a evolução do homem e o quanto somos novos por aqui, se comparados a outros seres vivos que residem na terra a bilhões de anos. E ainda, a nossa imensa vontade de conhecer o meio que nos cerca tentando explicar todos os fenômenos e a forma como o poder tem influenciado a ciência.
No principio, o homem procurava apenas resultados e ainda não sentia a necessidade de entender como fenômenos naturais ou não naturais aconteciam, assim a única explicação que tinham era que tudo acontecia pelo divino, por Deuses, Santidades.
Com o surgimento dos filósofos, essa explicação caiu por terra, pois começam a questionar observando que nem tudo acontece por vontade do divino, assim sugerem então que é possível se explicar os fenômenos também com a observação, lógica e mais adiante ainda, pela experimentação.
Com a obrigatoriedade do Cristianismo imposto em Roma, mais uma vez o divino passa a ser a explicação para tudo, e todos que iam contra a hegemonia da igreja sofriam com os castigos da Inquisição e a liberdade de intelecto era mais uma vez sacrificada pelo poder da igreja.
Dessa forma as pessoas usavam o autoflagelo como saída para as doenças, a guerra, a fome, pois acreditavam que isso acontecia como castigo divino pelos pecados cometidos. Começou a partir daí o terror religioso e a guerra causando morte por toda parte.
O filme também relembra acontecimentos negativos e positivos que marcaram a vida da humanidade. E daí então nos leva a pensar o que estamos fazendo com a ciência, estamos usando ela de forma correta, ou ela continua plantando a rejeição, a injustiça, a intolerância