RESUMO CAP TULO 1
PRÁTICAS DE CAMPANHAS PUBLICITARIAS III
LUCAS VALVERDE FERREIRA
RESUMO:
LIVRO MARCAS E GESTÃO DE MARCAS
CAPÍTULO 1
OUTUBRO
2013
Capítulo 1 – Marcas e gestão de marcas:
O que é marca? Keller define marca como nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los da concorrência. Utilizada para diferenciar os bens de um fabricante dos bens do outro, a marca deve criar um certo nível de conhecimento, reputação e proeminência no mercado para se despontar em relação as outras.
Em um mercado altamente concorrido, variadas são as formas utilizadas para se destacar. Nomes, logotipos, símbolos e outros elementos de marca são pensados no intuito de diferenciação e destaque, associações e repetições são criadas buscando maior lembrança de marca.
O que é produto? Keller define produto como qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para apreciação, aquisição, utilização ou consumo e que possa satisfazer uma necessidade ou um desejo. Como bem físico, serviço, organização, lugar ou ideia, o produto funciona como mantenedor financeiro da marca. Sua aquisição soluciona necessidades e até anseios de identidade.
Mas, ainda assim, como se destacar perante tamanha concorrência em um mercado já com uma infinidade de marcas ofertando produtos, em muitas das vezes, semelhantes em termos funcionais?
“a nova concorrência não ocorre entre o que as empresas produzem em suas fábricas, mas entre o que elas adicionam ao que sai de suas fábricas sob forma de embalagem, serviços, propaganda, serviços para o consumidor, financiamento, conveniência nas entregas, armazenagem e outras coisas a que as pessoas dão valor.” KELLER, p.4
Keller afirma ser a marca o mesmo que um produto, porém um produto que acrescenta outras dimensões que o diferenciam de algum modo de outros produtos desenvolvidos para satisfazer a mesma