Pablo Ruiz Picasso
A Fase Azul 1901-1904. As obras desse período foram realizadas em Barcelona e Paris. Há uma sensação de depressão nas pinturas. Os temas predominantes são os ladrões, meninas de rua, velhos e doentes, abandonados, prostitutas e mãe com crianças. Era época de dificuldades econômicas para o artista. Azul representaria a melancolia, a solidão, o abandono a morte e, também, o erotismo. A morte de seu amigo, o pintor espanhol Carlos Casagenas, por suicídio aos 21 anos, teria contribuído para o desenvolvimento da fase azul.
The Old Jew (1903) - O velho e cego judeu, um ladrão ao lado de um jovem de rua acentuam o sofrimento. A cegueira aparece em outras pinturas, talvez fosse a preocupação com a perda de visão do pai.
Poor People on the Seashore (1903) ou Tragedy National. A cena captura a tristeza, a fome, o frio e a pobreza.
Sentimentos vividos nessa época por Picasso. As faces sugerem sua formação acadêmica
La Vie (1903)
Um casal quase despido a mae com a criança dormindo e ao fundo, colocada entre os dois há uma pessoa curvada com a cabeça sobre os joelhos. É considerada a grande criação de Picasso dessa fase.
La Celestina, 1903 Retrato de Carlota Valdivia, Barcelona
Auto Retrato
O Período Rosa 1904-1906. Depois de três anos pintando pobres e ladrões,Picasso mudou o tema de seus trabalhos. Em Paris fez uma exposição e colecionadores compraram suas obras com grande melhora em sua situação financeira. Os temas principais