Resumo cap. 5 "historico das diferentes visoes de mundo psiquico"
RESUMO/COMENTÁRIOS DAS LEITURAS INDICADAS
TÍTULO:
Resumo/Comentário do Capítulo 5 “HISTORICO DAS DIFERENTES VISÕES DE MUNDO PSÍQUICO.”
DESENVOLVIMENTO:
Com o desenvolvimento experimental e clínico foram surgindo novos pensamentos fortificados e reestruturados na prática em psicologia.
Watson por volta de 1913 liderava o movimento que chamamos de behaviorismo que rompeu contra os pensamentos psicológicos que algumas escolas sugeriam. Com esse pensamento behaviorista, foi possível o desenvolvimento de um conjunto de princípios que ajudaria a explicar o comportamento humano. A partir deste período foi deixado, de lado a preocupação com a consciência, a psicologia passa a ser uma ciência do comportamento. Watson julgava que o objeto de estuda da psicologia fosse decidido, pelos atos observáveis de comportamento que pudesse ser descrito em termos de estímulos e respostas.
Deixando de lado a consciência o behaviorismo volta-se para o comportamento humano exclusivamente. O seu sucesso se dá, por trabalhar somente com fatos observáveis, controláveis e mensuráveis, uma ciência pensada com objetividade, conseguindo assim, obter explicações favoráveis do comportamento humano.
A psicologia científica também sofreu influência da psicologia animal. Edward L. Thorndike trás com ele a verificação de experimentos com animais, em condições de laboratório, com suas experiências observou que quanto mais a resposta for usada, mais será associada a ela. Descobriu também que, além da repetição, o que mantem ao certo o comportamento é a recompensa que vem a seguir da resposta.
Já Pavlov se aprofundou em pesquisas como a função dos nervos, as glândulas digestivas e os centros nervosos superiores do cérebro. Para ele a idéia básica do condicionamento são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados que aprendemos com as situaçoes agradáveis, é possível criar ou remover respostas