Nilton
Demonstração do Resultado do Exercício
DEMONSTRAÇÃO DEDUTIVA
A demonstração de resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva vertical.
DRE
Receitas (-) Despesas 100 (50)
Sentido vertical (dedutivo)
Lucro/(prejuízo)
50
A
receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto. As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outra Despesas Operacionais.
O
lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas. O resultado do exercício antes do imposto sobre a renda e a provisão para esse imposto. As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
1. Receita Operacional Bruta Vendas / Prestação de serviço 2. Deduções e Abatimentos Vendas Anuladas Descontos ICMS PIS COFINS 3. Receita Operacional Líquida (1-2) 4. Custos Operacionais CMV 5. Lucro Operacional Bruto (3-4) 6. Despesas Operacionais Despesas com vendas Despesas financeira Despesas gerais e administrativa Outras despesas operacionais
7. Outras Receitas Operacionais 8. Lucro (Prejuízo) Operacionais (5-6+7) 9.Outras Receitas 10. Outras Despesas 11. Resultado do Exercício Antes das Deduções (8+9-10) 12. Provisão para Contribuição Social 13. Provisão para Imposto de Renda 14. Resultado do Exercício Após Deduções ( 11-12-13) 15. Participações Debêntures Empregados Administradores Partes Beneficiárias Contr. p/ Inst. Ou Fundos Assit. Ou Prev. Empregados 16. Reversão de Juros Sobre o Capital Próprio 17. Lucro Líquido