Resumo Bim 2
Nem sempre o indivíduo está preparado para desenvolver uma determinada atividade na organização, então é dado a ele um treinamento para resolver este problema e após um determinado tempo, é feita uma análise do seu desempenho e constatado que ainda não está de acordo com o esperado.
Esta questão pode ser muito comum nas organizações, pois as pessoas possuem gostos e interesses variados para exercer determinada atividade, o que não deve ser confundido com a aptidão.
De acordo com Minicucci (1995) a aptidão é a capacidade de executar certas operações que foram manifestadamente adquiridas pelo exercício. Acredita-se que a aptidão seja uma tendência inata. A ideia de aptidão é, precisamente, o resultado da comparação do rendimento de diferentes indivíduos e do rendimento do indivíduo em diferentes momentos.
Se o rendimento individual for comparado, é possível observar que esse rendimento é desigual em diferentes pessoas e então a aptidão será considerada quando esse rendimento se destacar do considerado normal.
De acordo com o autor, a aptidão engloba três características fundamentais:
1 – disposição natural: as aptidões são inatas. Esse elemento não pode ser mensurável (está fora do contexto científico);
2 – Diferenciação individual: diversas pessoas possuem aptidões com diferentes graus de desenvolvimento;
3 – rendimento: cada indivíduo é capaz de realizar trabalhos ou atividades específicas, cujo rendimento específico está em relação direta com a aptidão, o treinamento e a educação de tal aptidão. O rendimento é mensurável e observável.
A ocupação é um tipo de atividade humana, e as diferenças entre as pessoas refletem em diferenças nas suas atividades e realizações ocupacionais.
Escolha Profissional
Para Bock, Furtado e Teixeira (2001) a escolha profissional é para o jovem uma decisão muito importante, pois grande parte do dia-a-dia das pessoas é ocupada com o trabalho, sendo que este momento é considerado de conflito para o