RESUMO BIM
ORIGEM DO BIM
O termo BIM foi cunhado, mais tarde, peloprofessor Eastman e popularizado por Jerry Laiserin (um arquiteto da Universidade de Princeton - EUA, especialista em Tecnologia da Informação) como nome comum para uma representação digital do processo de construção para facilitar o intercâmbio e a interoperabilidade de informação em formato digital. (CARNEIRO, 2013 apud YESSIONS, 2004)
Desde os anos 70 (sec. XX) já havia discussão sobre BIM, embora esta terminologia ainda não existisse. O conceito BIM ressurge devido aos avanços na computação, mas BIM é mais uma “atitude” do que uma TI. (CARNEIRO, 2013 apud YESSIONS, 2004)
DEFINIÇÃO DE BIM
BIM é “uma tecnologia de modelagem e um grupo associado de processos para produção, comunicação e análise do modelo de construção”, tendo como objetivo a integração de projetos para a construção de um modelo virtual único do edifício. (CARNEIRO et al., 2012 apud EASTMAN et al., 2008, p.13)
Comumente conhecida como Modelagem da Informação da Construção ou Modelo Paramétrico da Construção Virtual, pode ser definida como modelo digital composto por banco de dados que permite agregar informações para diversos fins. (CARNEIRO et al., 2012 apud TSE, WONG e WONG, 2005)
OBJETOS PARAMÉTRICOS
Modelagem baseada em objetos paramétricos [...] não representa objetos com propriedades geométricas fixas. Pelo contrário, ela representa objetos por parâmetros e regras que determinam a sua geometria, assim como algumas propriedades não geométricas e outras características. Os parâmetros e as regras permitem que os objetos atualizem-se automaticamente, de acordo com o controle do usuário ou mudanças de contextos”. (CARNEIRO et al., 2012 apud EASTMAN et al., 2008)
INTEROPERABILIDADE
Um processo BIM pressupõe o envolvimento de vários integrantes ao longo de todo o ciclo de vida da edificação. Sendo assim, interoperabilidade é um conceito importante, é a condição básica para