Resumo auto imagem
Resumo:
Este trabalho aborda a construção teórica sobre ensino - aprendizagem da arte e questiona sua influência no processo de construção da autoimagem do adolescente no mundo contemporâneo. O conceito de adolescência integra a construção da autoimagem, associada as intensas transformações físicas desta idade na aprendizagem do mundo digital. É comum que os adolescentes cheguem nesse período nitidamente descriminados como indivíduos não atraentes, apresentando uma percepção negativa e onde observa-se alterações comportamentais, sendo vulneráveis tanto no contexto familiar como na escola. Sendo a arte, uma forma de linguagem que poderá introduzir propostas de trabalho investigativo fora do ambiente escolar que contextualize as questões da sociedade, favorecendo na construção das relações de pertencimento e desta forma, se reconhecendo como cidadão ativo e inovador do mundo.
Palavra-chave: Arte, Autoimagem, Adolescência, Mídia.
Introdução:
A aprendizagem é uma aventura pessoal e intransferível. Aprender é trilhar caminhos próprios, pesquisar e experenciar. Para aprender, a escola em sua função de formadora de cidadãos, tem entre outros o propósito de levar os alunos a utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
As mídias fazem parte do cotidiano do adolescente, sendo estas ferramentas persuasivas e sedutoras, atuando diretamente na construção da imagem corporal e dos valores de cada sujeito.
Porém, o não uso, ou o mau uso destas, levam ao distanciamento crítico necessário deste importante recurso. Com base nessa realidade a escola deverá auxiliar nesse processo de transformação.
A arte não se submete aos parâmetros da solução de problemas, ela conduz o sujeito a pensar, mobilizando sua atenção através de experiências problemáticas, instigando perturbação ao transmitir