Atividade e consciencia psicologia social
O homem na relação com o mundo, ele interfere no mundo através de sua atividade, e é afetado por meio da mesma.
A humanidade do homem está ligada a sua cultura, nas coisas que foram construídas, nas relações, e a forma de vida que fora constituída.
A Psicologia compreende o individuo em sua singularidade, mas busca sua condição histórica e social que formam a sua consciência.
Vigotsky (1998) afirma que o homem é o resultado de suas relações e só assim poderá ser compreendido, ou seja, a interação é feita por meio da linguagem, que tem a mediação com o individuo, para ele as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem, se não fosse estes e, por exemplo, fossemos criados por animais, desenvolveríamos iguais a eles, pois será transmitida, por isso é importante a relação com o outro.
Leontiev (1978) diz que do reflexo do mundo objetivo sobre a consciência não possui papel passivo, mas de maneira ativa, sobre a base e no decorrer da transformação prática da realidade social.
Adquirimos conhecimentos a partir de relações interpessoais, com o mundo, o que na verdade é individual é formado a partir da interação com o outro, as características individuais são conseguidas com o coletivo e por meio da cultura e grupos sociais que se internaliza o conhecimento.
Através da Atividade podemos planejar e transformar a natureza, e assim nos transformamos, devido nossa necessidade, sejam individuais ou coletivas.
“O homem, ao nascer, é candidato à humanidade e a adquire no processo de apropriação do mundo. Nesse processo, converte o mundo externo em um mundo interno e desenvolve, de forma singular,