unidade 5 comunicação e expressão
Nesta unidade, você vai encontrar situações em que o ponto central a ser observado será o diálogo entre diferentes textos. Para tanto, será preciso entender os seguintes conceitos: intertextualidade explícita e implícita; paráfrase, estilização e paródia.
Carlos, aluno do curso de publicidade, precisava criar um slogan para um produto removedor de manchas; depois de pensar em alguns títulos, escreveu: "Removec, duas mil e uma utilidades". Seu professor de redação publicitária, ao receber o exercício, disse que essa frase estava era "muito próxima da original". Então, Carlos fez outra: "Removec, mil e muitas utilidades"; novamente o professor de Carlos interveio e disse que, para a atividade que estavam fazendo, essas estilizações tão simples não bastavam. Carlos, então, ficou intrigado: como criar uma frase que já não tenha sido criada?
"Mil é uma utilidades" é um slogan que consagrou a palha de aço Bombril. Quando Carlos escreveu seus slogans, de forma consciente ou não, seus textos estavam dialogando com o do famoso produto. Produto, aliás, que dialoga com um texto ainda mais famoso e muito antigo, "As mil e uma noites". A intertextualidade é um fenômeno da linguagem em qualquer uma de suas manifesta¬ções textuais. Conhecer um pouco sobre seus processos pode auxiliar na composição e leitura de textos, os mais variados, em qualquer setor profissional. Ao realizarmos qualquer atividade comunicativa, temos a impressão de que o que estamos produzindo é único e original. Sem dúvida, cada pessoa tem seu estilo e ele deixa marcas em todas as suas produções. No entanto, mesmo que não se perceba, tudo o que cada ser humano manifesta é, de alguma forma, a "recombinação" de algo que já foi visto, lido, ouvido, sentido em algum outro lugar: na conversa com a família, no jornal, no rádio, na televisão, no contato com os amigos, entre muitos outros. Assim, pode-se afirmar que é característico da linguagem humana esse diálogo permanente com o