Coorporeidade

452 palavras 2 páginas
Trabalho sobre auto-estima e auto-imagem
Trabalho da matéria Corporeidade e Motricidade
Resumo do artigo: Adolescencia e imagem corporal
O adolescente passa por grandes transformacoes físicas, emocionais e sociais caracterizando-se como desenvolvimento da identidade sexual, crencas e desejos que sao manifestados com mais intensidade nessa fase. Para se elaborar a imagem corporal e a satisfacao com o corpo o adolescente sofre muita influencia da família, da mídia e da sociedade em geral, acarretando em distorcoes da percepcao corporal.
Na adolescencia, o indivíduo passa a adotar comportamentos e práticas diferenciadas representando a fase de maior velocidade de crescimento da vida, implicando alteracoes no tamanho, na aparencia e na satisfacao corporal, ou seja, na imagem corporal e auto-estima. Imagem corporal (auto-imagem) é modificável, reflete desejos, atitudes emocionais e interacao do indivíduo com outras pessoas. Auto-estima é um indicador de bem estar mental assim como um conjunto de atitudes e idéias que cada pessoa tem sobre si. A satisfacao corporal traduz-se como o componente afetivo da imagem corporal que interliga a auto-percepcao e auto-aceitacao em seu convívio social. Por outro lado, a insatisfacao com o corpo acarreta sentimentos e pensamentos negativos quanto a aparencia, influenciando o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Infelizmente no mundo de hoje, o adolescente tem sofrido uma grande influencia pela meio social onde se vive.
Com isso, os adolescentes passaram a sentir insatisfeitos com o seus corpos tornando-os suscetíveis a graves distúrbios nutricionais como a anorexia e a bulimia, as práticas exageradas de atividades físicas fazendo-os a consumir anabolizantes que podem gerar transtornos dismórficos corporais tais como problemas psicológicos de ansiedade e depressao. Essa insatisfacao corporal prevalece mais com o genero feminino no qual busca o modelo de referencia, quase inatingível, muito distante da realidade da maioria

Relacionados

  • educação especial
    7885 palavras | 32 páginas