resumo As origens da educação superior em Atenas
Arilson Ferreira Rodrigues
RESUMO
JUAZEIRO
24 de novembro de 2014
JONH PATRICK. As origens da educação superior em Atenas. O Lyceum e a educação ateniense antes de Aristóteles.
A ‘’educação antiga’’ ateniense tinha como partes fundamentais a gymnastiké e a mousiké, a primeira para a disciplina física e a segunda para a disciplina intelectual. Elas tinham como função tornar as crianças pessoas ‘’boas’’.
O Lyceum era um dos gymnasia de destaque que também era utilizado como um lugar para educar. Essa educação era relativa a família.
Com o tempo foi introduzida na mousiké a escrita e a leitura de cartas. Outro complemento era uma educação adicional que seria adquirida pela vida na cidade.
Esse equilíbrio entre a gymnastiké e a mousiké foi quebrado com o movimento sofista que provocou mudanças na forma antiga da educação , dando mais importância temas de natureza intelectual. Os sofistas formaram instituições que tinham caráter análogo ás escolas elementares, essas instituições eram formadas com vários temas a depender do sofista. Apresentavam uma formalidade pelo fato de terem durações diferentes e uma supervisão. É importante acrescentar que essas instituições não tinham permanência, os sofistas aplicavam seus cursos em varias cidades e lugares.
Sócrates diferentemente dos sofistas instigava seus alunos a questionar a cerca de suposições básicas a respeito da vida no dia dia. Preocupado com a educação ateniana, achava necessário criar algum tipo de escola, para assim ter um caráter de permanência.
Platão conseguiu criar uma instituição permanente, que atraia diversos alunos por sua abertura a todos os tipos de alunos e não cobrar honorários. Preocupava-se em fazer seus alunos uteis ao se tratar de estudar questões políticas.
Isócrates desprezava os cursos rápidos e também conseguiu formar uma instituição permanente de estudos