Resumo Histori Grecia
resumo do livro:
Grécia
A vida cotidiana na cidade-estado
Aluno: Isabelle de Sousa Almeida Nº21
Professor: Mara Cristina
Série: 1º EM A
FRANCO DA ROCHA
10/2014
Grécia – A vida cotidiana na cidade-Estado
Uma visão geral da história da Grécia Antiga.
Creta: uma das suas importantes origens.
Por volta do século XX a.C ao século XVI a.C, em Creta,se desenvolveu uma civilização que influenciou a cultura grega. Desenvolveram ótimos trabalhos com cerâmica e vidro. Tinham um comércio marítimo desenvolvido. Suas cidades se formavam em torno de palácios e ao redor do pátio central havia os depósitos para cereais, óleo e vinho e locais para funcionários que administravam as rendas da cidade.
Sobre a religião, acreditavam que possuíam uma divindade central feminina ligada à fertilidade e um princípio masculino relacionado às forças do céu.
Civilização micênica e a invasão dos dórios: os primeiros gregos.
Os aqueus eram excelentes navegadores e militares, dominaram importantes cidades cretenses. A civilização por eles desenvolvida chamou-se micênica. Os micênicos construíram as acrópoles, cidades altas cujo edifício mais importante era o de habitação do chefe, o megaron. Ao longo do tempo, as cidades começaram a ser fortificadas por muralhas. Os dórios invadiram o norte da Grécia, misturaram-se aos súditos reis micênicos e assim começou a Idade das Trevas.
Essa nova sociedade constituía-se de pequenas comunidades denominadas bikos (termo para denominar casa), viviam em função do oikos (produtos fabricados/cultivados para consumo e distribuídos pelo chefe).
O comércio era escasso, não havia moeda e as trocas não tinham ideia de lucro.
Polis e colônias: o espaço de formação da cultura grega clássica.
Polis era toda a região sob a autoridade de um chefe. Nesta época, houve a mudança de monarquia para aristocracia e houve a expansão e colonização dos gregos, onde as colônias tinham vínculo com as metrópoles.
O comércio