Grecia
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA IMPORTÂNCIA DA GRÉCIA PARA A HISTÓRIA DO DIREITO
A revelação de como surgiram as primeiras legislações e os primeiros acontecimentos jurídicos bem como a influência do direito Grego nos conceitos e as práticas jurídicas que são utilizadas ate os dias atuais.
Povoamento
Os primeiro povos a habitarem a Grécia eram denominados como Pelasgos ou Pelágios. A Grécia começou a ser invadida por arianos indo-europeus, e assim os Aqueus constituíram Mioenas, os Jônios se estabilizaram na Península da Ática, instituindo Atenas, os Eólios ficaram na Grécia central, onde fundaram Tebas, e por fim, os Dórios destruíram diversas cidades gregas fazendo com que diversos grupos humanos se locomovessem para diversas Ilhas do Mar Egeu e para a costa da Ásia Menor. Esse processo de retrocesso ficou conhecido como Primeira Diáspora Grega, ou seja, foi processo migratório dos povos gregos devido a invasão dos Dórios resultando no fim da Civilização Micênica e o deslocamento da polulação da Grécia continental (Jônios, Eólios).
Período Homérico
Esta fase da história grega foi marcada pela formação dos genos (comunidades que possuiam grandes famílias). Cada geno, possuia suas próprias leis, culto religioso, e líder. A base da economia era formada pela lavroura e pecuária, sendo otrabalho realizado pelos homens livres e escravos. A evolução dos genos deu a origem aos pólis (cidade-estado) - Principal organização grega social e política nos períodos seguintes. Ocorreu a Segunda Diáspora Grega.
Período Arcaico - Esparta
Toda sociedade e a educação espartana estavam voltadas para a guerra e a hierarquia política Espartana era dividida em 4 grupos: Diarquia-(2 reis, 1 sendo responsável pelo segmento religioso, e o outro responsável pelo segmento militar. Eram integrantes das famílis rivais, e mais ricas da cidade). Gerúsia-(28 membros com idade superior a 60, representando o senado. Tomavam decisões importantes, além de controlar as Diarcas).