Reivente Seu Bairro2

823 palavras 4 páginas
Reivente seu bairro - Qual é a cara, cidadão do tecidourbano de sua preferência?
Referente ao seminário falado um pouco sobre os capítulos 14 ao 18 do livro reinvente o seu bairro do arquiteto cândido malta campos filho, esses capítulos falam principalmente do tipo de cada tecidourbano os pós e contras de cada um, e como eles se iniciaram e a mutação que muitos tipos sofreram conforme os anos. Qual é a cara, cidadão do tecido urbano de sua preferência?
Mantenhamos como plano de fundo em nosso raciocínio os processos estruturadores e desestruturados em curso em nossa cidade, que se dão a partir basicamente das mudanças nas condições de acessibilidades. Vejamos agora como podemos chamar os tipos básicos do tecido urbano, noção central para definirmos o zoneamento, que nada mais é que a definição da tipologiade tecido urbano, a regrarem a implantação de um bairro ,ou o que é mais comum entre nós controlar sua transformação direcionando o seu futuro. O estilo de vida em um bairro, ambiente que ele oferece aos cidadãos, pode ser resultado apenas do que quer um mercado imobiliário sem regras ou com regras desobedecidas, ou então resultados de regras, que nós cidadãos queiramos colocar para direcioná-lo em nosso benefício.
Capitulo 15
Os tipos básicos de tecido urbano
Esquematicamente, podemos desenhar os tecidos urbanos existentes mais comuns, que chamaremos de básicos. Eles podem ser simplificados, no que se refere a moradia, em quatro tipos, tendo em conta o traçado básico de quadras e distribuição do tráfego de veículos e dos usos a ele associados.
Tipo 1: bairro nascendo e see desenvolvendo isoladamente, usualmente na periferia do espaço urbano.
Tipo 2: bairro relacionados a bairro vizinhos
Tipo 3: jardim nasce usualmente nas periferias da época que foram implantados
Tipo 4: Bairro que se transformou em central na estrutura urbana devido a expansão das cidades.
Todos os bairros passam por uma transformação desde a sua fundação podemos relacionar esses quatro

Relacionados