Resumo Artigos
Resumo:
Are Computer Hacker Break-ins Ethical?
Eugene H. Spafford
O artigo foi produzido devido a uma divergência de ideias de pequenos grupos da sociedade sobre a invasão de computadores e sistemas e os seus envolvidos. Alguns dizem que esse tipo de acesso sem informação do proprietário, contanto que não haja nenhum tipo de dano significativo à informação ou ao sigilo de tal, a invasão pode ter um fim útil em casos especiais. Outros argumentam que a quebra de segurança tem, e muitas das vezes terão, fins maliciosos para corromper dados importantes e estão totalmente errôneos.
Dentro do Artigo, o autor explica porque nenhum ataque cibernético pode ser considerado “inocente”. Porém, a invasão pode ser considerada moralmente correta caso seja inserida em um contexto onde a situação é crítica ou emergencial, como em investigações de suspeitos com o fim de verificar se há envolvimento de terceiros em atos ilícitos.
Why Hackers Do What They Do: Understanding Motivation and Effort in Free/Open Source Software Projects
Esse artigo fala sobre hackers, descrevendo a sua história, motivação e esforço para projetos de software livre. O artigo também demonstra o lado positivo de hackers que por sua vez contribuem a sociedade virtual, já que são capazes de desenvolver ferramentas gratuitas que por sua vez podem ser redistribuídas e reeditadas por usuários, mostrando assim que hackers também contribuem para o bem da sociedade.
Dentro desse contexto, está inserido os projetos F/OSS, que reúne vários hackers ao redor do mundo para contribuir a tal projeto, tendo vários benefícios (um emprego fixo, planejamento de carreira, alta remuneração, etc.). E interessante ressaltar também que ao invés de achar falhas em códigos para poder estar entrando em sistemas privados e roubando informações sigilosas, estes estão atualmente desenvolvendo software para sistemas operacionais de código aberto.
Referências:
SPAFFORD, E. H.,” Are Computer