Racismo No Futebol
Quadrimestral – Nº 07 – Ago/Set/Out/Nov – Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178
Centro de Estudos Sobre Intolerância - Maurício Tragtenberg
Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)
Violência das torcidas e racismo no futebol: o que a escola tem com isto?
Adelgício Ribeiro de Paula*
Resumo
O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem sobre a violência das torcidas e o racismo no futebol como conseqüências da exclusão provocada pelo modelo de sociedade e educação calcados no sistema econômico capitalista neoliberal, e a necessidade de uma abordagem reflexiva na escola.
Palavras-chave: educação, sociedade, futebol, exclusão, racismo e violência das torcidas .
Abstract
The objective of this work is to make a boarding on the violence of the twisted ones and the racism in the soccer as consequence of the exclusion provoked for the model who is based on a society and an education proceeding of the neoliberal capitalist economic system, and the necessity of a reflexive pertaining to school boarding.
Keyword: education, society, soccer, exclusion, racism and violence of the twisted ones.
1 . Introdução
Nos últimos anos temos presenciado o aumento da violência no futebol, não apenas entre jogadores no nível profissional, mas principalmente entre torcedores e estudantes. Em 2004 dois casos graves que ocorreram em São Paulo tiveram repercussão nacional: o caso do estudante de 16 anos, torcedor corintiano, espancado por integrantes da Mancha Alviverde no mês de maio e o caso do torcedor do São Paulo Futebol Clube, também estudante, 17 anos, assassinado em setembro com um tiro dentro de um ônibus, supostamente por torcedores da
Gaviões da Fiel, torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista. O que estas vítimas tinham em comum eram a alegria de viver, a adolescência em transição e, acima de tudo, freqüentavam uma escola.
*
Formado em