Racismo no Futebol
Sociologia
Análise Crítica:
Racismo no Futebol
Marcelo Sanchez Vieira nº:25 1ºE
Profª: Vivian
Análise Crítica:
Racismo no futebol
Matheus Jorgov Jollo nº:26 1ºE
Sumário
Introdução …................................................... 1
Desenvolvimento …......................................... 2
Conclusão ….................................................... 3
Introdução
Trabalho sobre o racismo no futebol e em todos os estádios de esportes, onde mostra como ainda há muitas pessoas que não tem nenhum censo de caráter e como muitas delas desrespeitam o ser humano negro.
Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. Isso tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos porque o futebol é um esporte que facilmente une pessoas de todas as "raças", considerando-se principalmente afrodescendentes e eurodescendentes. Apesar de estar voltado para uma situação em particular (o jogo de futebol), é considerado como racismo normal e punido da mesma forma que qualquer outra manifestação racista contra a pessoa.
Punições no Brasil Com os recentes casos no futebol brasileiro, aumentou a pressão para que houvesse punições aos responsáveis pelos atos racistas nos estádios. Algumas punições vieram, no entanto, no âmbito esportivo. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que atitudes discriminatórias por raça ou cor podem acarretar punição pesada às entidades desportivas às quais estão vinculados os autores dos xingamentos. A pena pode ir de multa e perda de pontos a perda de mandos de campo