Resumo Artigo Construindo o conceito de consciência
O artigo começa falando sobre as literaturas que regem sobre o tema competência que são elas a francesa, americana e europeia. Sendo com o objetivo é recuperar os antigos debates sobre o tema competência.
Competência é utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa, sendo seu antônimo um termo pejorativo que é depreciação. O objetivo do texto é fazer um debate sobre temas como competência que entrar na pauta para discussões tanto acadêmicas quanto empresariais, associado a diferentes instancias.
A competência , segundo o autor McClelland, é uma característica subjacente a uma pessoa que é casualmente relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação.
O conceito de competência é pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. As organizações deverão competir não mais apenas mediante os produtos, mas por meio de competência, buscando atrair e desenvolver pessoas com combinações de capacidades complexas.
Na França o conceito de competência é dado sobre a formação profissional, principalmente a técnica buscava o ensino para as reais necessidades da em presa que iria trabalhar, para melhorar aquele trabalhador.
Zarifian, foca em três mutações principais no mundo, que justificam a sua emergência do modelo de competência para a gestão das organizações, nelas são a noção de incidente, que é aquilo que ocorre de forma imprevista. Noção de comunicação, que implica em compreender o outro e a se mesmo. Noção de serviços à noção de serviços é o atendimento ao cliente interno ou externo da empresa.
A competência é a inteligência pratica para situações que se apoiam sobre os conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força, quanto mais aumenta a complexidade das situações. A competência do