Resumo
O ensino de Biologia no Ensino Médio vem sendo aplicado por diversas instituições de maneira fragmentada, gerando problemas no aprendizado dos jovens, principalmente quando se deparam com a linguagem exigida por essa disciplina; a qual, muitas vezes, apresenta-se descontextualizada da realidade. É de suma importância que se proponha uma nova forma de trabalhar os conteúdos através de novas metodologias, permitindo aos educadores uma ampla reflexão sobre suas práticas em sala de aula. O presente artigo tem por objetivo definir a interdisciplinaridade como uma proposta que privilegia a produção do conhecimento baseada no cotidiano e na vivência do educando.. Analisa, posteriormente, de que forma vem sendo concebida a interdisciplinaridade no âmbito das aulas de Biologia, fazendo uma avaliação sobre a prática e as dificuldades nas quais esbarram o educador em relação às instituições e à sua própria formação.
Palavras chaves: Interdisciplinaridade; Biologia; Mediação Pedagógica.
1 INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido sobre a prática pedagógica no Ensino Médio, dentre outros motivos, devido à presença dos recursos científicos e tecnológicos na sociedade atual e globalizada, que tem gerado necessidades distintas e complementares em relação ao ensino.
A complexidade dessas questões vem promovendo debates em torno de uma Educação Científica que prepare os educandos para o exercício da cidadania, expondo o educador a uma reflexão em relação à adoção de práticas interdisciplinares no Ensino de Biologia, já que a extrema fragmentação do saber,
____________________
¹Graduanda em Biologia
Artigo apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito final para obtenção do título de Licenciada.
dividido em disciplinas isoladas,