Capitulo 2
Importância de Perguntar
Uma explicação pode estar na dificuldade de expressão , isto é , na dificuldade de encontrar as palavras certas para expressar a dúvida que se tem , o que é muito comum .O desenvolvimento de maiores habilidades de expressão linguística e de comunicação oral poderia mudar bastante esse cenário .
Assim , a conversação entre as pessoas costuma ser , com frequência , uma sucessão de monólogos ou de enfrentamentos , em que cada um dos interlecutores está mais preocupado em dar o contra ou exibir seus “conhecimentos” , suas certezas, do que em entender o outro ou aprender com ele – ou junto com ela .
Isso tudo nos parece um grande equívoco. Perguntas são , no mínimo , a expressão do desejo de conhecer mais sobre algo ou alguém , do interesse pelo que pensa , sente e é o outro . Portanto , elas se complementam com a atitude de saber escutar , de dar a adequada atenção ao que o outro questiona ou propõe , de tal maneira que possa haver uma verdadeira troca de percepções e reflexões .
Atitude Filosófica
Isso ocorre justamente porque a filosofia busca essa ampliação de paisagem e seus horizontes : cada resposta gera um novo terreno para dúvidas e perguntas .
A atitude filosófica constitui , portanto , uma espécie de retorno a essa primeira infância , a essa maneira de ver , escutar e sentir as coisas .
E então surge a quebra , o estranhamento em relação ao fluxo normal do cotidiano . Trata-se de uma oportunidade para começar a pennnsar na vida de uma maneira filosófica , isto é , para começar a indagar e duvidar .
Apender a Duvidar
Descartes estava desiludido com o que se aprendeu até então nos estudos e na vida , depois de perceber que havia muito engano .Aí virou uma pessoa meio desconfiada , mas que nã ficou só nisso : resolveu contruir algo diferente , uma nova ciência e verdadeiro .
Esse é um procedimento básico tanto em filosofia como nas ciências em geral : uma idéia falsa ou incerta não pode ser o