Resumo do capítulo "o trabalho acadêmico: orientações gerais para o estudo na universidade" de severino
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
“Resumo texto: O trabalho acadêmico: orientações gerais”
Juliana de Moura Jorge Graminho
Texto para disciplina de
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Administração
Prof. Dr. Luciano A. Prates
Mestrado em Administração na PUC-SP
São Paulo, Fevereiro de 2012
Resumo do Capítulo II – “O trabalho acadêmico: orientações gerais para o estudo na Universidade”
O autor fornece orientações básicas para os alunos de formação universitária, destacando quais devam ser hábitos eficazes de leitura, escrita e debate, imprescindíveis ao bom aproveitamento acadêmico.
1. ORGANIZAÇÃO DA VIDA UNIVERSITÁRIA
Inicia mencionando que é imprescindível que o aluno tome consciência de que o processo de aprendizagem depende essencialmente dele mesmo, devendo ser crítico, independente e rigoroso. O aluno, portanto, precisa adquirir maior independência em relação aos subsídios acadêmicos; e estes devem ser apenas fontes inspiradoras a sua produção criadora. Além disso, é necessário que o aluno disponha de material de consulta específico e que o incremente gradualmente, construindo sua biblioteca particular e pesquisa a partir de textos básicos, introdutórios, comparativos e mais amplos – que permitam contextualizar o assunto; mergulhando posteriormente em textos monográficos e especializados, resultantes de pesquisas elaboradas.
Estudo e pesquisa bibliográfica devem passar por um encaminhamento lógico, bem como, serem interdisciplinares e realizados numa perspectiva histórico-cultural, cujas fontes adequadas são revistas e periódicos especializados; os quais permitem atualização a cerca: da área específica do saber, mas também, do desenvolvimento de sua ciência e ciências afins, já que o acervo cultural desenvolve-se continuamente. Assim, revistas de áreas complementares devem ser também