resumo arte moderna
Fabricados em massa e em série, estes objetos eram ornamentados exageradamente, vulgares na forma, sem originalidade e bom gosto. Esse aumento do numero de objectos produzidos industrialmente levou, por sua vez, a uma diminuição de preço com que podiam ser vendidos no mercado, tornando-se, portanto, acessiveis a um publico mais vasto.
Contudo, o processo de mecanização acarretou tambem um aspeto negativo: a diminuição da qualidade artistica desses objectos, agora produzidos seriadamente por máquinas e não pelas mãos de um só artesão.
Foi logo na 1ª grande Exposição Industrial de londres, em 1851, que se tomou consciencia deste problema. Os responsaveis politicos dos países mais industrializados (Inglaterra, França e Alemanha) lançaram medidas para melhorar a qualidade estética dos objectos, incluindo as mais importantes no dominio de reformas do ensino básico, com especial incidencia no ensino do desenho.
Do mundo artistico as principais criticas vieram do teorico de arte Inglês John Ruskin e do seu discipulo William Morris. Formados segundo a estética romantica, lutavam por uma arte pura, assente na criação e conceção individual, na originalidade e no bom gosto, cujos principios gerais se deviam aplicar a todas as modalidades artisticas, sem distinção alguma.
John Ruskin (1819-1900) escritor mais lembrado pelo seu trabalho como crítico de arte e crítico social británico. Foi também poeta e artista plastico. Os ensaios de Ruskin sobre arte e arquitetura foram extremamente influentes na era Vitoriana e até aos dias de hoje.
William Morris (1834-1896) foi um dos pricipais fundadores do Movimento das