Resumo do livro Arte Moderna - Giulio Carlo Argan
Nasce da cultura artística do iluminismo
• Os temas fundamentais eram: 1) A recusa da retórica figurativa barroca e da função comemorativa tradicional da figuração alegórica e histórico- religiosa. 2) A busca de uma lógica da representação formal e de uma funcionalidade puramente social da arte: por conseguinte. Desenvolvimento dos “gêneros” mais apropriados para a análise da realidade natural (paisagem) e social (retrato). 3) A autonomia e especialização profissional dos artistas.
• O sistema que Argan nos revela diz respeito a uma época em que o artesanato era o sistema dominante de produção, no qual a obra de arte podia aparecer como objeto por excelência e modelo de outras atividades. Com a industrialização esse sistema entra em crise, e a arte moderna é a própria história dessa crise.
CLÁSSICO E ROMÂNTICO
O Clássico está ligado a arte do mundo antigo, greco-romano, e aquela que foi tida como seu renascimento na cultura humanista dos séculos XV e XVI. Ocorrem várias vezes ao longo da história ocidental, inclusive na Idade Média. Porém, é mais intensa do século XIV ao XVI na Itália. O romântico, a arte cristã da Idade Média e mais precisamente ao românico e ao gótico. No período neoclássico, a crítica de arte era teórica, fundada na razão, no período romântico é literária. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
O Classicismo só sai do horizonte artístico com o impressionismo.
Crítico de arte e poeta do século: Baudelaire
₡ William Blake (1757-1827) - Inglaterra: Para Blake não existe mais as artes (pintura escultura e desenho) e sim A ARTE, pura atividade do espírito que escapa a matéria. A arte segundo ele é conhecimento intuitivo não mais das coisas individuais, mas das forças externas e sobre humanas da criação. Pertence