Resumo Anemias
Quando ocorre uma anemia ocorre prejuízo na capacidade de carrear O2 para o corpo, predispondo a hipóxia tecidual.Isso produz alguns sintomas, como: Dispnéia aos esforços, taquicardia, astenia, cefaléia, tontura postural e descompensação de algumas doenças( Angina, ICC, etc). Esses sintomas dependem tb da velocidade de instalação da anemia, que quando de forma insidiosa pode ser até assintomática. Agora vamos rever um pouco das características de algumas formas formas de anemia:
ANEMIA FERROPRIVA: as causas mais comuns são as perdas sanguíneas crônicas, como hipermenorréia, vermes e em homens e idosos a hemorróida, úlcera péptica e ca de cólon. A gestação tb pode causar essa anemia, por isso se indica a reposição de sulfato ferroso de rotina durante a gestação. Também é a causa mais comum de anemia na infância.
Os sintomas são os mesmos de toda a anemia e tb pode ocorrer outros, como glossite, queilite angular, perversão do apetite e síndrome de Plummer-Vinson. No começo o hemograma apresenta uma anemia leve normo normo, que depois se torna microcítica e hipocrômica. Tb pode ocorrer trombocitose, RDW(índice de anisocitose) elevado e reticulócitos normal. Ferro sérico baixo, ferritina baixa( primeiro a alterar), TIBC elevado, saturação de transferrina baixa e protoporfirina elevada. O tratamento inclui o uso de sulfato ferroso oral 300mg 3x/dia por 3 a 6 mese após a normalização do hematócrito.
ANEMIA MEGALOBLÁSTICA: causada pela deficiência de folato e vitamina B12, geralmente devido a uma dieta inapropriada e má- absorção.As principais causas são: anemia perniciosa e o alcoolismo. Os sintomas são os comuns a toda anemia e na deficiência de vitamina B12 pode ocorrer manifestações neurológicas, como parestesias em membros inferiores, diminuição da sensibilidade profunda, sind. Piramidal, atxia e demência. O hemograma apresenta um VCM elevado, RDW elevado,