resumo,introdução,diagnostico e tratamento da anemia na gestação
De acordo com pesquisas realizadas com base nas interdisciplinaridades do primeiro período do curso de biomedicina, observados que o corpo humano necessita diariamente de dosagens variadas de nutrientes para a realização de suas atividades e para suprir as necessidades biológicas do indivíduo. A carência de determinados nutrientes no organismo, pode causar alterações na concentração sanguínea dentre elas, a anemia ferropriva que é a deficiência do mineral ferro no corpo.Todos estão suscetíveis a desenvolver a anemia, pois alguns dos fatores que circundam sua incidência, independem do meio social. Mas um dos maiores níveis de ocorrência da anemia ferropriva podem ser verificados em gestantes de baixo nível social e as que não possuem acesso regular as consultas de pré natal. O tratamento e prevenção da anemia são realizados respectivamente pela suplementação oral de ferro (varia de acordo com o grau de complexidade) e através de uma alimentação saudável, rica em proteínas e nutrientes. Além da pesquisa realizada, foi organizado pelo centro universitário una o Programa Viva praça, cujo o objetivo era desenvolver atividades em várias áreas do conhecimento voltadas a população.
1 INTRODUÇÃO
O ferro é essencial na maioria dos processos fisiológicos do organismo humano, desempenhando função central no metabolismo energético celular; qualquer distúrbio no seu processo de absorção, transporte, distribuição ou armazenamento pode resultar em deficiência ou acúmulo desse íon no organismo (CANÇADO et al., 2010).
Anemia por deficiência de ferro é a carência nutricional mais prevalente no mundo, atinge todos os grupos sociais e blocos geoeconômicos, porém associa-se a condições sociais e ambientais inadequadas (BATISTA et al., 2008).
Como um grave problema de saúde pública, a anemia tem sua origem em um contexto mais amplo, no qual a sua ocorrência está determinada não só pelos fatores biológicos, como também pelas condições socioeconômicas e