RESUMO ANALISE TEXTUAL
Aula 1 – Estudo Dirigido
Língua, linguagem e variação lingüística
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Identificar os conceitos língua, linguagem e contextos de uso;
2- Reconhecer as atividades de linguagem;
3- Identificar contexto formal e informal.
Nesta disciplina, trabalharemos, fundamentalmente, a competência leitora, capacidade que temos de ler/entender textos, mensagens, e reagir diante delas, ou seja, como leitores, fazer o que o texto espera de nós. E isso só é possível (reagir adequadamente ao que o texto sugere) se entendermos a mensagem.
É algo mais ou menos assim...
O Português é a língua oficial do Brasil e também de Portugal, Moçambique, Angola e de outros países e varia de acordo com a região em que é falada. São os dialetos regionais ou geográficos. A língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo, mas é preciso distinguir informalidade de linguagem vulgar ou popular.
A língua é um produto social e cultural constituído por signos lingüísticos, é um código; a linguagem é o veículo de expressão. As línguas, a dança, a música, as imagens, os gráficos, os gestos são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia de que é formado.
Considerando que usamos a linguagem com finalidades comunicativas, entre outras, informar, expressar ideias, opiniões, simplesmente manter o contato com o interlocutor, existe uma relação entre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza: o objetivo, o veículo, o público alvo e a situação social.
Informações para o médico sobre estado de saúde
- Doutor: tenho sentido fortes dores de estômago, dores de cabeça, indisposição .....
(O paciente deseja relatar, dar informações sobre seu estado de saúde para que o médico avalie o procedimento adequado).
Estratégia de provocar a fala do outro,