Resumo av1 analise textual
Temos necessidade de compreender a realidade em que vivemos, o mundo, nossas relações com essa realidade e nossas relações com as pessoas. Essa capacidade de querermos entender o contexto em que estamos inseridos, vem de uma necessidade de nos adequarmos a ele. O ser humano possui esta capacidade de adequação e, com isso, não só precisa adequar seu comportamento, mas também sua linguagem.
COMO TEMOS NECESSIDADE DE ENTENDERMOS O MUNDO, SUAS RELAÇÕES, AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ELABORAMOS ESSE ENTENDIMENTO OU QUESTIONAMOS A RESPEITO PARA CONSTRUIRMOS O ENTENDIMENTO. PARA ISSO, O SER HUMANO UTILIZA A LINGUAGEM.
A linguagem é exclusiva do ser humano, pois somente o ser humano pode criar diferentes formas de comunicação para uma mesma necessidade. Possuem linguagem verbal, participam de conversa, interagindo com o outro.
Os animais não possuem capacidade de criatividade. O comportamento deles é o mesmo nas diferentes situações: quando têm fome se comportam da mesma maneira, quando têm dor etc....
Daí que concluímos que a linguagem é específica do ser humano. Os animais possuem formas de comunicação que são limitadas.
A Língua, portanto, é uma instituição social, comum a todos os membros de uma comunidade, que permite a comunicação. A LÍNGUA, como instituição social, utilizada pelos membros de uma nação, possui uma estrutura comum a todos, pois todos precisam falar a mesma língua, precisam se comunicar.
A Fala materializa o conhecimento que o falante tem da língua, pois somente quando alguém fala é que sabemos a sua nacionalidade.
Assim:
Comunicação do entendimento da realidade, interação , são feitas através de uma instituição social chamada LÍNGUA, que se materializa através da FALA.
UNIFORMIDADE -A língua necessita ter uma mesma estrutura, mas não necessariamente ser a mesma para toda a comunidade. A conservação de sua estrutura é que faz com que falemos a mesma língua, apesar de algumas variações.
DIVERSIDADE:
Variações