Resumo analise textual
A partir da compreensão das aulas mencionadas, segue minha conclusão: Aula 1
¹ Diferença entre linguagem informal e formal: A linguagem informal é uma linguagem técnica, destina-se a pessoas familiares, podendo assim, usar termos coloquiais e a linguagem formal é usada em ambientes cerimoniosos que requerem uma linguagem culta/padrão.
² Diferença entre língua e linguagem: língua refere-se à forma de comunicação padrão de uma sociedade e linguagem pode ser definida como a forma de desenvolvimento a partir da língua e, por conseguinte, aperfeiçoando métodos/ideias.
Aula 2
¹ Coerência ≠ Coesão: Coerência trata-se do ordenamento correto das palavras de um texto, para com que o leitor tenha um entendimento claro.
² Coesão: É posta quando os elementos de um texto são concatenados, dando maior sentido textual.
*Coesão Referencial
Lexical: Aceita a ligação das palavras através da substituição/omissão de palavras. (Sinônimos) Ex: A chegada do papa ao Brasil foi ovacionada, o pontífice deverá seguir alguns programas pela manhã.
Gramatical: Permite a ligação do texto pelo emprego de pronomes/conjunções/numerais. (Pronome) Ex: Um homem tenta bloquear a avenida, ele deverá ser retirado do local pelas autoridades.
*Coesão Sequencial
Temporal: Permite a evolução da informação ligada corretamente com os verbos . (ordem) Ex: A criança brincou com o cachorro, pulou no sofá e deu trabalho para sua mãe.
Por conexão: Ajuda na compreensão do texto por meio de conectores. (causalidade) Ex: O vendedor ficou rouco porque gritou demais.
Hipertexto: É um entrelaçamento de palavras, imagens ou sons, através de “links” que permitem ao leitor melhor um entendimento.
Aula 3
¹Coesão Sequencial: Garante relações lógicas através de conectivos dentro de um texto.
Exemplos de coesão sequencial: adição (também), proporção (ao passo que), conformidade (segundo), condição (desde que) e finalidade (a fim que).
Att, Victor Bruno S. Sales