Abril despedaçado
1º PERÍODO
Questionário do Filme: Abril Despedaçado
Equipe:
ARAPIRACA, 03 DE OUTUBRO DE 2013
Questionário do Filme: Abril Despedaçado
1. Que fatores contribuíram para a decisão final de Tonho de quebrar os paradigmas e dar o significado à vida libertando-se do ciclo de vingança?
Angustiado pela perspectiva da morte e instigado por seu irmão menor, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. Em meio à confusão de ideia e sentimentos ocorre a morte do seu irmão mais novo no seu lugar, isso faz com que ele perceba que aquela briga entre as duas famílias não levara a nada. Tonho sai de casa, desrespeitado seus pais e a tradição familiar.
2. Qual a simbologia das duas rodas, a da bolandeira da fazendo dos Breves e da roda Indiana dos brincantes do circo.
A bolandeira na fazenda dos Breves marca a temporalidade, marcando a tradição. Um instrumento antigo que retrata a estagnação de uma vida sofrida sem qualquer esperança. “A gente parece boi. Roda, roda, roda e não sai do canto”, grifa o Menino. Na cena em que um dois bois param, mostra que é hora de mudar que é hora de uma suspensão nesse tipo de vida, mas a tradição é tão grande que eles não entendem. Já a roda indiana é um instrumento que oferece liberdade, ou seja, mudanças, transformação na vida que é o que pessoas do circo sempre estão procurando.
3. O filme é essencialmente não verbal, um falar e não ditos expressos pelos olhares e pelo silêncio de pessoas que não tinham sequer a capacidade de verbalizar os sentimentos. Que formas de comunicação são visíveis no filme?
Comunicação empírica através dos gestos e pelo olhar.
4. Que lembranças do cotidiano podem ser associadas à cena da bolandeira moendo lentamente?
Retrata a vida de muitos, uma vida sofrida, lenta que não oferece nenhum avanço. “A gente parece boi. Roda, roda, roda e não sai do canto”, mas, ainda assim continua