Aula..
Dentro deste contexto, destaca-se um grupo de sistemas que trabalham com restrições de tempo, chamados Sistemas de Tempo Real. Estes sistemas, além de executarem as tarefas de processamento e controle de informações, possuem a característica de que suas respostas ao ambiente devem ser dadas em um tempo hábil o suficiente para que o sistema não entre em um estado inconsistente ou inválido.
Um Sistema de Tempo Real é, portanto, o software que gerencia os recursos de um sistema computacional, com o objetivo de garantir com que todos os eventos sejam atendidos dentro de suas restrições de tempo, e gerenciados da forma mais eficiente possível. O software responsável pelo gerenciamento dos recursos computacionais também é chamado de Kernel (ou núcleo) do Sistema de Tempo Real, e conhecido no mercado como RTOS (Real-Time Operation System) ou Sistema Operacional de Tempo Real.
Toda tarefa computacional recebe um estímulo (ou evento), que pode ser interno ou externo, realiza o processamento e produz uma saída. Um evento com restrição de tempo possui um tempo limite (máximo) de processamento para que sua saída seja gerada.
Podemos citar alguns exemplos de eventos com restrições de tempo:
1. Um sensor de temperatura que gera um input para um microcontrolador, indicando que níveis críticos de temperatura foram atingidos, para que o microcontrolador possa atuar sob o sistema de refrigeração. Se o microcontrolador não atender às restrições de tempo do sensor de temperatura, a temperatura