introdução a ciências sociais
De acordo com oque nos foi apresentado em aula, podemos resumir a primeira aula nas diversas formas de elaboração de pensameto humano ao longo da história da humanidade.
Começando pelos egípcios onde o conhecimento era inevitável eles necessitavam dele para sua sobrevivência ,já o gregos o tinham como uma necessidade em si ,mas esta por sua vez tinha ligação com questões morais e religiosas, assim surgiu o pensar, o porque das coisas, a vontade de descobrir.
Mas esta corrente grega chega ao fim na idade média, conhecida como idade das trevas, com o poder tomado pela igreja, os homens foram excluídos do conhecimento por uma questão de controle da igreja, estes haviam de ser alienados ,pois assim seriam controlados mais facilmente ,o mundo era ditado pelos dogmas da igreja ,e quem os contestasse arderia no fogo do inferno.
Depois de um longo período, que o homem volta a ter conhecimento nas mãos ,esse período de transição entre a idade média e a idade moderna, ficou conhecido como Renascimento ,esse movimento representou a primeira fase da sistematização do pensamento burguês onde o homem volta a se valorizar, e se torna o centro do universo (homocentrismo).
Nesse período surgem alguns pensadores que criam teorias sobre a vida social e politica, nas quais aparecem algumas inquietudes como a utopia: que é a busca por um mundo perfeito, porém imaginário.
Dois desses pensadores foram :
Thomas Morus : pregava que esse mundo perfeito era atingível graças ao plano de um monarca absoluto(imperador)esclarecido.
Nicolau Maquiavel : diz que um soberano é feito de pulso forte, mente sabia, aliados a qualidades pessoais. Cria o príncipe manual de politica para sedimentação de um poder absoluto.
Nesses dois pensadores há algo em comum, os dois demonstram novos valores burgueses ,nos quais que ao colocarem o destino da sociedade nas mãos de um líder, este deve ter valores