Resumo ana bock
A diversidade de objetos nas Ciências Psicologicas pode ser explicada pelo fato da Psicologia ser uma Ciência muito jovem e por ser um campo do conhecimento recente ainda existem muitas teorias em desenvolvimento. Outro fator que contribui para a quantidade de objetos da Psicologia é o fato que o pesquisador é o objeto a ser pesquisado, e desta forma os próprios conceitos de homem para o pesquisador o atrapalham nesta definição. Por estes e outros fatores é difícil definir apenas um unico objeto de estudo da psicologia, e então esta é definida como uma ciência com uma diversidade de objetos de estudo. Como Bock, A.M. define "A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um denós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social ". Ou seja a subjetividade pode ser entendida como o conjunto de experiencias e sensações experimentadas por um individuo no decorrer da sua vida, e assim criando uma forma de "enxergar" o mundo ao seu redor. Estudar a subjetividade se torna fundamental para psicologia já que esta se apresenta como uma das principais formas de olhar para o ser humano.
No filme Escritores da liberdade apenas uma compreensão da realidade baseada no senso comum não seria suficiente para a professora conseguir o sucesso obtido. Para situações mais complexas é necessário o uso de conhecimentos psicologicos. No caso do filme, se a professora não tivesse usado seus conhecimentos de psicologia, ela não conseguiria ter conduzido a turma a ter um comportamento melhor.
O pesquisador Wundt teve um papel fundamental na criação da Psicologia cientifica. O primeiro curso de psicologia cientifica foi