Cap.2 ana bock resumo
A Grécia era uma civilização antiga, porém bastante evoluída, com as expansões territoriais (terras conquistadas através de batalhas), os gregos conseguiram acumular riquezas, favorecendo ainda mais o seu desenvolvimento. A partir daí garantiu-se um bom estilo de vida para a população que passou a ter um tempo livre, se dedicando assim as artes e a filosofia.
A psicologia era considerada um braço da filosofia. Antes de Sócrates existiram filósofos que formaram suas opiniões sobre o homem no mundo.Existiam os idealistas (“a idéia que forma o mundo”) e os materialistas (“a matéria já é dada para a percepção”).
Filósofos Gregos
Sócrates foi o filosofo grego que se preocupou em descobrir o que havia no homem que o diferenciava dos animais (a razão). A razão controla os instintos dos homens, os animais por não possuir a razão são guiados por eles.
( Campo em que foi muito explorado pela Psicologia)
Platão, discípulo de Sócrates, considerava que a alma localizava-se na cabeça e que quando o corpo morria a alma ficava livre para ocupar outro corpo, pois a alma era imortal.
Aristóteles, discípulo de Platão, considerava que a alma não poderia ser separada do corpo e que todos os seres vivos possuem alma, sendo a alma vegetativa: vegetais animais e o homem; alma sensitiva: animais e o homem e alma racional: homem.
Aristóteles estudo considerado como o primeiro tratado da psicologia , Da anima que onde apresenta a diferença entre razão , percepção e as sensações. Os gregos por tanto chegaram a criar duas teorias, da alma imortal (platônica ) e da alma sendo mortal ( aristotélica ).
Período do Império Romano e Idade Media
O império Romano dominou a Grécia e tinha como religião o