Resumo Cap. 4 - Ana bock
A Gestalt
A PSICOLOGIA DA FORMA: A psicologia da gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Alem de ser uma teoria consistente, é uma teoria de base metodológica forte, que garante a consistência teórica. Ernst Mach e Christian von Ehrenfels foram considerados os mais diretos antecessores da psicologia da Gestalt. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
A PERCEPÇÃO: O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser resumido na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da Psicologia o comportamento, pois tanto a Gestalt quanto o Behaviorismo definem a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento. O behavorismo estuda o comportamento através da relação estimulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada, desprezando os conteúdos de consciência, por não ter possibilidade de controlar cientificamente essas variáveis. A Gestalt crítica essa abordagem, por considerar que o comportamento quando é estudado de maneira mais a fundo, pode perder o seu entendimento para o psicólogo. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Quando vemos uma parte de um objeto temos a tendência de restaurar a forma verdadeira do objeto ( os pontos que ainda estão faltando ), esse fenômeno de percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem essa figura.
A BOA-FORMA: A boa forma nada mais é que a percepção de objetos e a ilusão que eles nos causam dependendo da forma que forem desenhados, a maneira como é distribuída os