Resumo Althusser: a escola como aparelho ideológico de estado
Curso de Pedagogia/ CCHS/ UFMS
Professor Antônio Lino
Acadêmica: Victória Nobica Marques do Nascimento
RESUMO
Referência: LINHARES, Luciano Lempek; MESQUIDA, Peri; SOUZA, Laertes. Althusser: a escola como aparelho ideológico de estado. S/D. S/L.
De acordo com Althusser, a escola seria um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois ela manipula ideologicamente as desfavorecidas, mantendo a burguesia no poder. O que caracteriza o capitalismo é, justamente, a divisão de classes, há a classe burguesa – detentora dos meios de produção e reprodutora do seu modo de vida – e há a classe proletária – que por não possuir os meios de produção, tem que vender a própria força de trabalho, suficiente apenas para manter a sua família, criando a próxima geração de trabalhadores -, a burguesia paga (pouco) pela força de trabalho do proletariado, e o que não é pago se torna lucro.
Segundo Althusser, a ideologia burguesa inculca no individuo que seu trabalho é indispensável para o funcionamento do Estado, transformando a venda da força de trabalho algo natural e necessário.
A escola contribui com a reprodução das relações sociais do capitalismo formando o trabalhador e inculcando na criança a ideologia burguesa, mantendo assim essa no poder. Para Althusser, o que mantém a burguesia como classe dominante, é justamente a ideologia, a reprodução da dominação dos burgueses e a reprodução da aceitação do trabalhador na sua condição de oprimido.
Althusser explica o que é ideologia a partir de duas teses: a imaginária e a material. Na primeira a ideologia seria “a representação imaginária dos indivíduos com as suas condições reais de existência”, seria a relação imaginária dos indivíduos com as relações reais que vivem. Na segunda tese, ele aponta que a ideologia tem uma existência (subjetivamente) material, não é como a materialidade de uma pedra, mas ele se materializa através dos indivíduos.
Althusser afirma que a