Gerenciamento de Riscos
MÓDULO I – TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PROF. FLAVIO FEITOSA DA SILVA
1) Introdução
A CHAVE da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho é a Avaliação do Risco. Ela permite determinar a origem, a natureza e os efeitos dos riscos em presença, possibilitando a adoção de medidas de Controle do Risco, que deverão desenvolver- se a partir de um planeamento e programação coerentes, conduzindo, se possível, à eliminação dos riscos ou à sua redução a níveis aceitáveis, através de medidas de engenharia (técnicas), administrativas ou outras.
A importância do risco é patente em todos os textos legislativos e normativos no domínio da SHST - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
2) Histórico
O ser humano necessita realizar atividades variadas para garantir sua sobrevivência e manutenção de sua família, expondo-se diariamente à diversos riscos em potencial.
O problema dos acidentes e doenças profissionais acompanha o desenvolvimento das atividades do ser humano através dos séculos.
Partindo da atividade predatória, evoluiu para a agricultura e o pastoreio, alcançou a fase do artesanato e atingiu a era industrial, sempre acompanhado de novos e diferentes riscos que afetavam e ainda afetam sua vida e saúde.
2.1 Histórico do prevencionismo no mundo
1556: Livro de George Bauer, sobre extração de minerais argentíferos e auríferos e à fundição de prata e ouro, com descrição da “asma dos mineiros”
1567: Primeira monografia, sobre as relações entre trabalho e doença, de autoria de Aureolos Theophrastus Bembastus von Hohenheim (Paracelso)
1700: Livro de Bernardino Ramazzini (médico italiano e pai da Medicina do Trabalho), descrevendo uma série de doenças relacionadas com cerca de 50 profissões
1760-1830: Revolução Industrial (Inglaterra) - Surgimento das máquinas de fiar
1802: Primeira lei de proteção aos trabalhadores – “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes” – aprovada pelo Parlamento Britânico