Fichamento althusser
FACULDADE DE DIREITO
DISCIPLINA: Direito e Sociedade
PROFESSOR:
RELATÓRIO DE LEITURA
Os Aparelhos Ideológicos do Estado com base no texto: “Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado”- Notas para uma investigação (Louis Althusser).
Curitiba
2013
OBRA:
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
OBJETO:
Os Aparelhos Ideológicos de Estado são conceitos criados por Althusser para dar conta das instâncias da sociedade que existem para reproduzir a ordem vigente e para transmitir às pessoas certas condutas, modos de pensar e atitudes vistas como desejáveis e necessárias pelas classes dominantes. São então Aparelhos Ideológicos de Estado: a Religião, a Família, as instituições oficiais como Polícia, Tribunal, Congresso e a Escola.
JUSTIFICATIVA:
Diversas posições teóricas de Althusser ainda continuam muito influentes na filosofia marxista. O texto estabelece seu conceito de ideologia, que relaciona o marxismo com a psicanálise. A ideologia, para ele, deriva dos conceitos do inconsciente e da fase do espelho (de Freud e Lacan, respectivamente), e descreve as estruturas e sistemas que permitem um conceito significativo do “eu”. Estas estruturas, para Althusser, são tanto agentes de repressão quanto são inevitáveis. Para ele é impossível escapar das ideologias.
Em seu discurso sobre a Ideologia é visível sua preocupação em encontrar o lugar da submissão espontânea, o seu funcionamento e suas consequências para o movimento social.
Althusser afirma três coisas importantes: A existência de ideologia (padrões morais, costumes religiosos, etc) é atemporal, parece parte da existência humana; As ideologias não são apenas um reflexo do poder da classe dominante, eles são também o local da luta ideológica entre vários pontos de vista; Na sociedade moderna, o mais poderoso dispositivo para reproduzir a ideologia da burguesia