RESUMO 01
As decisões que compõem o Projeto do Sistema de Produção em Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social, é definido com base em uma série de seis etapas agrupadas de acordo com a unidade de análise a que se referem: a unidade-base ou o empreendimento como um todo. as decisões a que se referem não são tomadas de forma isolada, por se tratarem de aspectos relativos a um sistema de produção, devem ser percebidos de forma integrada ou holística.
Dessa forma, essas etapas são conectadas por setas em dois sentidos, uma no sentido do fluxo de decisão, caracterizado pela definição da etapa, e a outra no sentido do fluxo de revisão, necessário em função do aspecto iterativo do processo.
A Figura 4 representa as etapas que compõem o modelo.
Inicialmente, o processo de elaboração do PSP deve estar em consonância com a estratégia de produção da empresa, a qual pode ser resumida em dois conjuntos de decisões estratégicas:
A. aquelas que determinam a estrutura da produção e influenciam principalmente as atividades de projeto; e
B. aquelas que determinam sua infraestrutura e, por sua vez, influenciam as atividades de planejamento e controle e de melhoria da produção (SLACK et al., 1997).
Segundo Slack et al. (1997), com relação ao primeiro conjunto de decisões que influenciam diretamente o PSP, elas apontam para as seguintes estratégias:
1. desenvolvimento de novos produtos;
2. integração vertical,
3. instalações,
4. tecnologia e organização
5. e força de trabalho.
Assim, estratégias relacionadas ao projeto determinam os recursos físicos e humanos que serão empregados na produção. A estratégia de produção representa uma das informações de entrada para a elaboração do PSP.
Outras informações de entrada para o Projeto do Sistema de Produção provêm do Projeto do Produto Específico. Entre essas informações destacam-se:
1. especificações relacionadas à tecnologia construtiva e