Resultados e Discussões - destilação
A partir dos resultados obtidos da destilação simples da propanona, obtêm-se o seguinte gráfico:
Ao decorrer do experimento, notou-se que a primeira gota de destilado que caiu na proveta, foi em torno de 56°C. A partir daí, os valores encontrados foram mantendo-se constante em um período pequeno de tempo e oscilaram na maioria do tempo. Pelo fato de que a Destilação Simples é uma técnica não muito apurada para separação de substâncias, o resultado não foi muito eficaz. O ponto de ebulição da acetona (propanona) é 56,2 °C[4] e com essa técnica não foi possível chegar em um resultado próximo ao esperado. O salto de temperatura de aproximadamente 60°C para 100°C, quando se tinha de 70 para 80 ml de destilado, quer dizer que a maior parte da propanona que possui um Ponto de Ebulição menor do que a da água (100°C), já tinha se destilado.
Seguiu-se, então, para a técnica da Destilação Fracionada com a mesma solução destilada anteriormente, para se obter uma propanona mais pura. O gráfico segue abaixo:
A primeira gota de destilado surgiu em torno de 56°C novamente. Com 10 ml, a temperatura subiu para 60°C e a partir de 20 até 90 ml de destilado, a temperatura manteve-se praticamente constante em 61°C. Atingido 100 ml, nenhuma gota de destilado surgiu por um período de tempo curto enquanto a temperatura começava a subir. Atingindo-se 100°C, a destilação fracionada retornou a acontecer e manteve-se constante até atingir 120 ml de destilado. Pode-se obter a partir desses resultados, que se destilou quase que completamente a propanona, seguido de um intervalo de tempo para começar a destilar a água restante no balão volumétrico. Percebeu-se que o resultado obtido na destilação fracionada foi muito mais eficiente do que o obtido na destilação simples e pode-se comprovar experimentalmente que o ponto de ebulição da propanona é realmente em torno de 56°C.
Conclusão
A partir desses experimentos, vemos que ambas as