HIV/AIDS E HPV
Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas
Campus Universitário de Cáceres
Departamento de Enfermagem
Saúde da Mulher
HIV/AIDS/HPV
Jéssica Santos
Cáceres, Setembro de 2013.
Universidade do Estado de Mato Grosso
Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas
Campus Universitário de Cáceres
Departamento de Enfermagem
Saúde da Mulher
HIV/AIDS/HPV
Trabalho apresentado para aquisição de nota à professora Adryelle Campos e Huama Monteiro, como requisito de avaliação da disciplina de Saúde da Mulher do curso de Bacharelado em Enfermagem, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Cáceres, Setembro de 2013.
HIV/AIDS
1. Introdução.
A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade.
Os infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) evoluem para uma grave disfunção do sistema imunológico, á medida que vão sendo destruídos os linfócitos T CD4+, uma das principais células alvo do vírus. A contagem de linfócitos T CD4+ é um importante marcador dessa imunodeficiência, sendo utilizada tanto para estimar o prognóstico e avaliar a indicação de início de terapia antirretroviral, quanto para definição de casos de AIDS, com fins epidemiológicos.
A história natural dessa infecção vem sendo alterada, consideravelmente, pela terapia antirretroviral (TARV), a qual foi iniciada no Brasil em 1996, resultando em um aumento da sobrevida dos pacientes, mediante reconstrução das funções do sistema imunológico e redução de doenças secundárias e, conseqüentemente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Uma das prioridades do Programa Nacional de DST e AIDS é a redução da transmissão vertical do HIV. Resultados animadores vêm sendo observados a partir da instituição de protocolos de tratamento de gestante/parturiente e criança exposta, as quais alem da