HPV E AIDS
Curso de Patologia Clínica
Microbiologia
AIDS E HPV
Eliane Cruz
Jussara Siqueira
Monice Santana
Viviane Carvalho
Porto Alegre
2010
Sumário
Introdução
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele e mucosas e se desenvolve em várias partes do corpo humano. Enquanto alguns tipos de HPV atingem mãos ou pés, outros têm preferência pela área genital, sendo transmitidos, em geral, sexualmente.
Quando uma pessoa toma conhecimento de ser portadora do HPV, assim como ocorre com outras DST (doenças sexualmente transmissíveis), várias são as reações e sentimentos – revolta, depressão, medo, culpa e angústia, muitas vezes justificada pelo desconhecimento de aspectos biológicos do vírus e de sua interação com o organismo ou a dificuldade de compreensão das informações que lhe são passadas ou pela busca de informações em fontes de qualidade duvidosa.
A maior parte das informações ressalta a relação deste vírus com o câncer que, apesar de existir de fato, não é uma relação direta: o fato de ter HPV não quer dizer, necessariamente, que o paciente terá um câncer. Muito pelo contrário: a maioria das infecções pelo HPV nem chegam a causar doenças e, quando causam, a maioria resolve-se mesmo sem tratamento. Mas, apesar do vírus não causar doenças em todos os indivíduos infectados, verifica-se o aumento da incidência do câncer de colo uterino, por exemplo, em decorrência do baixo número de coleta de exames de prevenção, como a colpocitologia oncótica e colposcopia.
Neste trabalho iremos ver tudo sobre a Aids, que em pleno século XXI existe muita gente que ainda acredita que a Aids é uma dessas coisas que só acontece com os outros, que nunca irá acontecer conosco. Devido a esse fato, a cada dia que passa o número de contaminados pelo vírus HIV está aumentando. Para que esse quadro reverta é necessário estarmos sempre atentos, bem