Hpv E Aids
Aids
A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
Assim pega:
- Através de relações sexuais (anal, vaginal e oral) sem o uso do preservativo, caso o seu parceiro esteja contaminado.
- Através da troca de sangue. Se você recebe por exemplo, transfusão de sangue ou de derivados do sangue contaminados. Ou se vocês partilha agulhas e seringas contaminadas (no uso de drogas injetáveis, por exemplo)
- Instrumentos que furam ou cortam, que não estejam esterilizados
- Da mãe infectada para seu bebê durante a gestação, o parto e a amamentação .
Assim não pega:
- Através de ações comuns da vida cotidiana
- Através do beijo na boca, beijos e caricias.
- Alimentação, pratos, talheres, copos e outros objetos
- Pelo ar, tosse, espirro, suor, lagrima ou saliva
- Vestuário
- Assento de ônibus
- Aperto de mão ou abraço
- Contato com animais domésticos
- Picada de inseto
- Vasos sanitários, banheiros, chuveiros, piscinas
- Doação de sangue, em centros de coleta confiáveis.
Testes e exames para identificação do HIV:
1. Testes Elisa:
Essa técnica é amplamente utilizada como teste inicial para detecção de anticorpos contra o HIV no sangue do paciente, podendo