DESTILAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DESTILAÇÃO FRACIONADA SOB PRESSÃO NORMAL
BLUMENAU
2014
DESTILAÇÃO FRACIONADA SOB PRESSÃO NORMAL
Relatório cientifico apresentado na diciplina de Química Orgânica Experimental na Universidade Regional de Blumenau.
Orientadora:
Prof. Iêda Maria Begnini
BLUMENAU
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. PARTE EXPERIMENTAL 6
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 6
3.2 PROCEDIMENTOS 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
4.1 QUESTIONÁRIO 9
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
A destilação é uma técnica muito utilizada para purificar e separar algum componente líquido de uma mistura, ou seja, na destilação é envolvida aquecimento da mistura até seu ponto de ebulição sendo assim o líquido é rapidamente convertido em vapor.
Para a destilação fracionada é utilizada para separar dois ou mais líquidos com pontos de ebulições próximos, ou seja que a diferença dos dois pontos de ebulição seja de no máximo 80ºC, onde nessas condições uma destilação simples não permite uma separação eficiente. Com isso os vapores mais ricos no componente mais volátil serão condensados em um recipiente separado.
A eficiência da destilação fracionada, depende do tamanho e do diâmetro da coluna de fracionamento, e também de acordo com o número de pratos teóricos. Essa coluna de fracionamento é preenchida com material apropriado por exemplo: esponja de aço inoxidável, tubo de vidro, pérolas de vidro, e hélices de vidro. O principal objetivo da coluna é dificultar a passagem do vapor, fazendo o mesmo percorrer um caminho mais longe e mais difícil. Onde ela aumenta a superfície de contato, fazendo com que o líquido de menor volatilidade volte a se condensar e aumente a sua concentração no interior do balão. Enquanto que o líquido de maior volatilidade seja facilmente destilado.
2. OBJETIVOS
Separar dois ou mais líquidos miscíveis de