Resultado final de experimento sobre reação de CoCl
Os resultados do procedimento mostram como podemos enxergar o equilíbrio químico e a velocidade do consumo dos reagentes e produtos. Na equação Co(H2O)6 (aq) + 4 Cl (aq) <=> CoCl4 (aq) + 6 H2O (l), quando o consumo for para o lado dos produtos a coloração da formula passa a ser azul e quando o consumo for o lado dos produtos ela ficara rosa. Notamos que em determinadas concentrações feitas das soluções a coloração varia em vários tons de azul, roso e rosa. Mas para que possamos ver isso temos que entender o princípio feral do deslocamento de equilíbrio que se chama “Princípio De Le Chatelier “, que diz que quando usamos algum fator externo na solução o equilíbrio buscara amenizar isso a ação e assim criando um novo equilíbrio. No procedimento veremos que a temperatura e adição e mudança na concentrações de reagentes e produtos modificam o equilíbrio.
No procedimento 1 todos os tubos de 1 a 4 ficam com coloração azul. Alguns mais fortes dependendo da concentração. Assim sendo R -> P sentido direto.
No procedimento 2 os três tubos reagem com o calor, tubo 1 quando aquecido sua coloração fica azul marinho quando aquecido e logo quando resfriamos ele fica num tom de violeta. Mostrando assim os dois lados do equilíbrio direto e inverso. Tubo 2 tem procedimento contrário ao tubo 1, mas o mesmo resultado se enxerga. E o tubo 3 fica azul por estar na temperatura ambiente.
Já no procedimento 3 vemos novamente a adição de mais reagentes alteram o equilíbrio. Nos 4 tubos vemos o deslocamento do equilíbrio. O tubo 1 acrescentamos CoSO4 (H2O)7 onde a coloração já era roxa e acabou ficando ainda mais logo está intensificando o lado inverso. No tubo 2 acrescentamos NaCl e novamente enxergamos que sentido inverso da reação mas dessa vez notamos um precipitado. No tubo 3 adicionamos AgNO3 a coloração fica um rosa muito fraco e enxergamos um precipitado de AgCl da reação. No tubo 4 a cor se mantem para comparação.
Já no procedimento 4 pegamos a