Cristalização e Hidratação
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA – CCBN
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
DOCENTE: DR. ANELISE MARIA REGIANI
DISCENTES: POLLYANNA ALVES DO NASCIMENTO, JÉSSICA VANESSA MONTEIRO LEITE E NAYANE RODRIGUES LINO
PRÁTICA 1
ÁGUA DE CRISTALIZAÇÃO OU DE HIDRATAÇÃO
RIO BRANCO/ACRE
NOVEMBRO DE 2013
Introdução
A água e cristalização é a água que se encontra nos compostos cristalinos em determinadas proporções. Muitos sais cristalinos formam compostos hidratados contendo uma, duas ou mais moléculas de água por composto. Frequentemente, a água de cristalização está presente no cristal de várias maneiras. As moléculas de água podem simplesmente ocupar posições na rede cristalina ou podem formar ligações com os anions (íon negativos) ou cátions (íons positivos) presentes.
Um exemplo característico é o caso do sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), em que cada íon de cobre está coordenado com quatro moléculas de água através dos pares de elétrons do oxigênio formando-se o complexo [Cu(H2O)4]2+. Cada íon de sulfato tem uma molécula de água ligada através de ligações de hidrogênio. Essa alta capacidade da água dissolver substâncias deu á ela a característica de solvente universal, contudo, muitas vezes, determinadas substâncias se ligam e há formação de compostos cristalinos com composição definida, ou seja, os hidratos.
Hidrato é um termo usado em química inorgânica e na química orgânica para indicar que uma substância contém água, ou seja, compostos hidratos são os que contêm moléculas de água que estão ligadas com a parte metálica ou complexo metálico. Tais hidratos são assim chamados por conterem “água de cristalização” ou “água de hidratação”.
Portanto, muitos compostos inorgânicos apresentam moléculas de água retidas em sua estrutura cristalina, denominados como hidratos. As correspondentes moléculas de água são denominadas águas de cristalização ou de hidratação e estão