Sulfato de Níquel
Faculdade de Engenharia - FAENG
Relatório de Química
DETERMINAÇÃO DO GRAU DE HIDRATAÇÃO DO SULFATO DE NÍQUEL
1ºF
Data do experimento: 07 de Abril de 2011
Marcela Damas RA: 706223
Marina Souza RA: 706237
Maurielen Devetak RA: 706195
Michel Mendes RA: 706237
Renan Vasconcelos RA: 706261
Santo André – SP
2011
RESUMO
A experiência realizada no Laboratório de Química foi aquecer e depois resfriar o Sulfato de Níquel (Ni SO4 . x H2O) para determinar o seu grau de hidratação e compará-lo com o valor estimado para x no rótulo do produto.
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
Sulfato de níquel em geral designa um composto químico de fórmula NiSO4 (Quando um sal não tem água de cristalização designa-se por anidro). Diversos sais de sulfato de níquel são conhecidos. Estes sais diferem por sua hidratação ou por detalhes da forma cristalina [1]. Alguns sais, durante o seu processo de formação, incorporam moléculas de água na sua estrutura cristalina. Estes sais designam-se por sais hidratados e às moléculas de água chama-se água de cristalização. Existem sais com um número indeterminado de moléculas de hidratação, como o Sulfato de Níquel, assim, escreve-se na fórmula NiSO4.xH2O [6]. O objetivo do experimento é determinar o grau de hidratação do Sulfato de NiSO4.xH2O) e compará-lo com o valor estimado no rótulo do frasco.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS E REAGENTES
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: Bico de Bunsen, tela de amianto, tripé, pinça de madeira, béquer e uma amostra de Sulfato de Níquel.
2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, o béquer foi pesado vazio e depois foi colocada uma amostra de Sulfato de Níquel nele. Para pesá-la, a balança foi tarada. Depois, a amostra foi aquecida pelo Bico de Bunsen em chama alta (azul) com o auxílio do tripé e da tela de amianto por 10 minutos. Após esse procedimento, a