Relatório Química
CURSO DE ENG. ELÉTRICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL PRÁTICA
PROFESSORA: ANDRÉA FERRAZ
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 9
GALVANOPLASTIA
Alunos: Carlos Tafarel Davi Ricarto
Turma: CB
Data: 24/10/2012
Juazeiro-Bahia
1. Introdução Teórica
O objeto de estudo da eletroquímica é as reações que envolvem a transferência de elétrons entre duas espécies químicas, além dos fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir de reações de óxido-redução e a utilização de corrente elétrica na produção dessas reações [1].
Reações de oxirredução consistem em reações químicas muito importantes, neste tipo de reação sempre existirá perda e ganho de elétrons. Quando uma substância perde algum elétron ocorre à oxidação desta substância e contrariamente a isso, a redução refere-se ao recebimento (ganho) de elétrons. A eletroquímica é o estudo das relações entre a eletricidade e as reações químicas [2]. As substâncias que estão envolvidas em uma reação eletroquímica são caracterizadas pelo seu número de elétrons. Cada elemento químico possui um número de oxidação característico, logo para se determinar se uma reação é de oxirredução é necessário saber sobre os números de oxidação de todos os elementos que estão envolvidos na reação, através deste procedimento é possível prever quais elementos variam o estado de oxidação. No processo de oxidação o número de oxidação da espécie que se oxida, cresce. Por outro lado, durante a redução, o número de oxidação da espécie que se reduz, diminui[3]. Em reações de redox a oxidação e a redução devem ocorrer, quando uma substância é oxidada, a outra consequentemente deverá é reduzida.
É possível usar a energia elétrica (corrente elétrica) para fazer com que as reações oxirredução não espontâneas ocorram, esse processo é conhecido como reações de eletrólise[2]. A eletrólise ajuda na ionização ou dissociação do composto em íons com a passagem de uma corrente