Brasil Colonial
* Sistema das Capitânias:
- forma de governo descentralizado, onde se entrega terras e o direito de produzir nelas para mão privada (capitão donatário) por meio da Carta Foral (direitos e deveres do capitão) e da Carta de Doação.
- foi um sistema falho, onde apenas 2 capitanias sobreviveram graças a produção de açucar, São Vicente e Pernambuco.
- Para resolver o problema foi instalado o sistema do governo geral, entretanto o sistema de capitanias coexistiu com o governo geral.
* Sistema do Governo Geral
- forma administrativa centralizada. 3 governos : * Tomé de Souza - trouxe os primeiros jesúitas e fundou Salvador, Capital da colônia * Duarte da Costa - Não conseguiu conter os conflitos dos jesuitas nem expulsar os franceses (França Antartica - RJ 1555) e funda São Paulo. *Mem de Sá - Junto com seu sobrinho, Estácio de Sá, expulsou os franceses e fundou a cidade do Rio de Janeiro.
Economia
A economia da época era comandada por Portugal, que mantinha a exclusividade nos negócios com a colônia. O avanço econômico do Brasil estava ligado ao aumento do capitalismo mercantil. No período colonial, foram desenvolvidas atividades de subsistência e de exportação. Portugal tinha um interesse maior nos negócios que eram estabelecidos com o mercado externo.
O pau-brasil foi a primeira atividade econômica exercida no país, mas com o uso excessivo, a árvore se tornou rara. Posteriormente, foram introduzidas as culturas de algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração. Já a criação de gado ajudou o povoamento no interior do país. A economia colonial existia no