geogratia
PROGRAMA LEI PARA TODOS
PEÇA TEATRAL:
APLICAÇÃO DAS MEDIDAS TUTELARES E PREVENÇÃO NA JURISDIÇÃO DE MENORES
Cena I
A cena passa-se na varanda de uma casa. Um casal repousa abraçado a volta de uma mesa e brincam com uma criança (filho do casal). De repente chega uma senhora com ar bastante furioso e apontando o dedo para a outra.
SENHORA: Zinha, você é uma falsa, és uma traidora, não contavas que irias me fazer essa desfeita, logo você?! Minha amiga dos segredos… foste me «facar» dessa maneira?!
MARIDO: mas o que é isso Madó, o que é que a minha mulher te fez?
ZINHA: amor, eu não fiz nada! Acho que ela enlouqueceu.
SENHORA: (mas alterada ainda) elouque-quê? Você anda com o meu marido, está aqui a prova (mostra o telefone) está aqui a mensagem que voce lhe mandou ontem as 20 horas para se encontrarem na pensão «Tá Doce»… lê! É mentira?
MARIDO: (recebe o telefone e lê a mensagem) mas mulher, tu me disseste que foste visitar a tua mãe que estava doente… afinal…
SENHORA: vizinho Cornélio, essa mulher anda a te cornear já há muito tempo… e agora como você me pisou no calo vamos se descobrir já todas verdades… vizinho Cornelio, esta filha que vocês têm e que o vizinho anda todo babado não é tua filha, ela fez com o chefe dela, foi ela quem me contou, é mentira? (para Zinha).
MARIDO: (enfurecido) EU VOU MATAR!!! EU VOU MATAR!!! VAI CHOVER SANGUE!!!Zinha foge em debandada, a criança também foge assustada, Cornélio vai atrás da criança com uma faca na mão, entretanto aparece uma vizinha que acode.
VIZINHA: (protegendo a criança com o seu corpo) calma vizinho Cornélio, o vizinho tem problemas com a tua mulher, a criança não tem culpa, ela é inocente.
MARIDO: é a raiva, é a frustração vizinha, lhe criei com tanto amor, tanto carinho, tanto sacrifício e afinal não valeu a pena.
VIZINHO: valeu, valeu… fizeste o teu papel e todos nós independentemente da situação em que a criança se encontra devemos dar o nosso melhor e ajudar a criança